Combustíveis: Próxima semana vai ficar marcada por forte descida na gasolina e gasóleo. Saiba quanto vai pagar a menos

Julho não rima com a palavra “descida” mas este mês tem sido a tendência dominante no que toca aos combustíveis: para a próxima semana está prevista uma queda acentuada tanto na gasolina 95 como no gasóleo. Segundo fonte do sector contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas nacionais, o preço da gasolina 95 vai baixar 5 cêntimos ao passo que o gasóleo vai diminuir 4,5 cêntimos.

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência e reportam “uma descida de 0,0410 euros na gasolina e de 0,476 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Desde o início do ano, esta foi a décima descida da gasolina, apesar de se terem registado já 19 semanas de subida. No que diz respeito ao gasóleo, cumpriu a sua 11ª descida desde janeiro, ‘contrariada’ no entanto pelas 17 subidas em 2022.

Neste período, o preço do gasóleo valorizou 27,5 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 32 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 16,5 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 19,2 euros do que na primeira semana do ano.

No entanto, com a descida anunciada, um depósito de 60 litros de gasolina simples 95 vai ficar agora 3 euros mais barato do que na semana anterior, ao passo que na versão gasóleo vai significar um desconto de 2,7 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 15ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,960 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,910 euros.

Fonte: Multinews

Categoria: